Diários

Aula do dia 07/07/2014

Na presente aula havia internet e por isso foi possível acessar o trabalho colaborativo da turma com o professor da disciplina de novas tecnologias. Posteriormente, foi abordado o conceito de tecnologia e novas tecnologia. Deste modo, os alunos assimilaram que tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. Já as novas tecnologias são um conjunto de tecnologias de informação e comunicação criadas alguns anos atrás. Posteriormente, houve uma disponibilidade de tempo para que os alunos criassem e editassem os seus respectivos e-mails e blogs.


Aula do dia 14/07/2014 e 15/07/2014

As presentes aulas destinaram-se a visualização do filme Piratas da informática. Este relata sobre a história dos dois maiores revolucionários da computação, os quais são Steve Jobs e Bill Gates. Tal filme foi baseado em um livro o qual descreve a evolução do computador em paralelo a revolução que os dois principais personagens do filme. Posteriormente, houve uma discussão entre os alunos e o professor da disciplina de novas tecnologias quanto ao filme que abara de ser assistido por todos. Em seguida ocorreu uma visualização deste grande feito ocorrido por estes dois grandes revolucionários do computador.

Aula do dia 21/07/2014

A presente ocorreu no laboratório de informática o qual teve como objetivo trabalhar o designer do blog de cada aluno. Ocorreu também a criação de uma nova pasta no blog pessoal que foi a pasta de videos. Além desta pasta foi criado também novos gadgges para serem anexados ao blog. Posteriormente, o professor Cesar discorreu sobre algumas dicas sobre a configuração de todo o layout do blog. No final da aula, o professor escolheu quatros blog para escolhidos pelos alunos aquele que está bem mais elaborado. Tal escolha vai ser classificado como o TOP blog da disciplina de novas tecnologias turma 2012,2.

Aula do dia 22/07/2014

Este dia foi destinado a criação do objeto de aprendizagem caça-palavras. Antes que o tal fato fosse logrado, o professor distribuiu aos alunos uma folha a qual continha sites importantes para a disciplina em questão. Posteriormente, os alunos abriram uma nova aba na internet e acessaram o site de criação do caça-palavras. Ao conectar-se a este site os alunos criaram os seus respectivos caça-palavras. Em seguida os mesmos usaram a tecla print scrin para recortar a imagem do caça-palavras. Com isso, essa imagem foi editada e salva em pasta para posteriormente ser novamente utilizado.

Aula do dia 28/07/2014

A presente aula foi destinada a apresentação da ferramenta pedagógica de criação de cruzadinha e caça-palavras. Tais ferramentas foram acessadas a partir do uso da internet. O nome destes arquivos eram Puzzler, liderança respectivamente. Além destas ferramentas, foi apresentada outro site que serve para o destino de criar a cruzadinha. O nome desta opção era o Kurupira. Deste modo, os alunos foram instigados a criarem as palavras cruzadas e o caça-palavra utilizando esta ferramentas apresentadas na presente aula. Com isso, os alunos criaram cada um seus objetos virtuais voltados para a Educação Física. Depois de criado, os alunos postaram seus trabalhos nos seus respectivos blogs e drives pessoais para que os demais pudessem ter acesso a seus trabalhos.

Aula do dia 04/08/2014

Neste dia o professor Cesar apresentou aos alunos mais uma ferramenta que venha a contribuir na vida acadêmica e profissional dos alunos. Esta ferramenta é conhecida como Pixton. Este tem como finalidade criar quadrinhos com personagens em ação de conversa. Além destes programa, o professor da disciplina de novas tecnologias apresentou o site Jijidi. Este tem como finalidade dispor de ferramentas para criar quebra-cabeça. No entanto, este site não teve acesso por parte dos alunos, pois, a configuração de internet não permitia para o tal. Assim, a aula transcorreu com o uso da ferramenta pixton. Com isso, os alunos criaram seus respectivos quadrinhos voltados para a Educação Física. Terminado este trabalho, os alunos publicaram seus quadrinhos nos seus blogs e drives respectivamente.

Aula do dia 05/08/2014

A presente aula destinou-se a criação de apresentações usando a ferramenta tecnológica Prezi. Todos os alunos foram estimulados a criarem uma conta neste endereço. Deste modo, os alunos conheceram esta ferramenta e começaram a desenvolver suas publicações e posteriormente salvá-los nos blogs próprios. Assim, os alunos trabalharam e desenvolveram suas atividades com as temáticas que os mesmos escolheram respectivamente.

Aula do dia 11/08/2014

Neste dia aula destinou-se a apresentação da ferramenta tecnológica Power Point. Com isso, o professor revisou alguns efeitos presentes neste programa, tais como transições, entradas, saídas e ênfase. Assim, os alunos foram instigados a criarem apresentações no Power Point com temáticas que os mesmos escolhessem. Deste modo, os alunos criaram suas apresentações utilizando os efeitos apresentados anteriormente pelo professor da disciplina de Novas Tecnologias.

Aula do dia 18/08/2014

A presente aula destinou-se a continuidade da aprendizagem e utilização da ferramenta tecnológica Power Point. Deste modo, o professor da disciplina apresentou aos alunos novos objetos que esta ferramenta obtém. Assim, foi apresentado o SmartArt, a inserção de imagens nos slides a serem produzidos, assim como a criação e organização de álbuns de fotos com o inserimento de aúdios no formato MP3. Com isso, aula se desenvolveu dentro desta temática, no qual os alunos foram instigados a criarem suas próprias apresentações nesta ferramenta tecnológica. É valido lembrar, que estas apresentações tinham como objetivo a utilização dos objetos presentes no Power Point a partir da construção da apresentações públicas dos alunos.

Aula do dia 19/08/2014

Esta aula foi dedicada as primeiras apresentações de slide utilizando a ferramenta pedagógica Power Point. Esta apresentação teve como foco as entradas, ênfase e saída utilizada no decorrer da apresentação dos slides.

Aula do dia 25/08/2014

Nesta dia a aula foi dedicada ao prosseguimento das apresentações do Power Point. Em paralelo, também os alunos continuaram seus trabalhos com a ferramenta pedagógica Prezi. Assim, os alunos fizeram arte com seus trabalhos e apresentações das duas ferramentas descritas anteriormente.

Aula do dia 01/09/2014

No presente dia não houve aula pois esta data foi dedicada a comemoração do dia do professor de Educação Física. Deste modo, os alunos participaram de avaliações nutricionais e físicas realizadas na própria instituição pelos cursos de Nutrição e Educação Física, respectivamente.

Aula do dia 02/09/2014

No presente dia não houve aula pois ocorreu problemas quanto a adaptação do novo horário acadêmico. Com isso, o professor Cesar acabou não lembrando desta aula. Assim, a aula foi cancelada e re-agendada para o final do semestre.

Aula do dia 08/09/2014

A presente aula ocorreu a apresentação de um conteúdo em CD orquestrado pelo professor Cesar Sadalla. Este material mostrava os conteúdos de programas que os alunos podem utilizar no computador pessoal. Deste modo, o professor futuramente disponibilizará este material para que os alunos possam utilizar o mesmo em seu cotidiano.

Aula do dia 15/09/2014

Nesta aula iniciamos os trabalhos com a ferramenta Windows Movier Maker. Assim, o professor Cesar apresentou esta ferramenta aos alunos e explicou a funcionalidade do mesmo aos alunos. Com isso, o professor inciou a aula ensinando como baixar videos do You Tube com o navegador Mozilla Firefox. Deste modo, os alunos baixaram um programa especifico para downloads de videos. Em seguida os mesmos começaram os trabalhos de edição de vídeo utilizando a ferramenta do Windows Movier Maker.

Aula do dia 16/09/2014

Neste dia o professor Cesar iniciou a aula distribuindo aos alunos um Pen-drive com o finalidade dos alunos obterem videos e músicas a serem editadas e trabalhadas com a ferramenta do Windows Movier Maker. Posteriormente, o professor re-apresentou as quatro áreas de trabalho do Movier Maker. Estas são: a área da direita, da esquerda, do centro e a área inferior. Nestas áreas são possíveis importar arquivos, visualiza-lós, mostrar os arquivos e cortar/modificar os mesmos, respectivamente. Assim, os alunos aprenderam a inserir títulos e legendas aos arquivos importados para o Movier Maker. Além, disto, houve a aprendizagem de corte de vídeo e substituir o áudio do vídeo, além da inserção de imagens importadas e créditos na linha do tempo do Windows Movier Maker.

Aula do dia 22/09/2014

A presente aula foi destinada a continuidade do trabalho com a ferramenta Windows Movier Maker. Assim, o professor Cesar relembrou as funções que o presente programa contém, possibilitando deste modo que os alunos relembrassem as funcionalidades que o programa possibilita em seu contexto. Em seguida, o professor dividiu a turma em grupos para que os integrantes dos mesmos produzissem um vídeo com a temática da Educação Física. Além da produção do vídeo, o professor destinou que os grupos  produzissem um artigo cientifico de modo relato de experiência. Neste artigo, os alunos discorrerão sobre experiências dos conteúdos assimilados na presente disciplina com o respectiva utilização na vida acadêmica, social e pessoal. Posteriormente, os alunos ficaram liberados para o início dos trabalhos antes mencionados.

Aula do dia 29/09/2014

A presente aula iniciou-se com uma discussão sobre a disciplina de Novas Tecnologias em suas aplicabilidades cotidianas. Com isso, os alunos juntamente com o professor Cesar debateram sobre a presente temática, contextualizando e visualizando a temática no cotidiano, principalmente no ambiente escolar. Em seguida, o professor da disciplina de Novas Tecnologias realizou uma retrospectiva sobre todo o conteúdo ministrado até o presente momento. Posteriormente, os alunos foram liberados para trabalharem com a construção/edição do vídeo pessoal utilizando a ferramenta pedagógica Windows Movier Maker. O presente vídeo tinha como principal temática a Educação Física com as atividades produzidas na mesma.

Aula do dia 06/10/2014

Neste dia, a aula iniciou-se um pouco mais tarde em relação a seu horário habitual, haja vista que a maioria dos alunos compareceram a defesa do projeto de monografia de uma aluna do sexto semestre do curso de licenciatura em Educação Física. Deste modo, alguns poucos alunos ficaram no laboratório de informática com a finalidade de finalizar o vídeo que foi construído pelos mesmos na disciplina de Novas Tecnologias utilizando a ferramenta pedagógica Windows Movier Maker. Posteriormente, o professor Cesar definiu a data de entrega do artigo sobre a disciplina Novas Tecnologias. Assim, os alunos foram informados sobre o conteúdo e data do presente artigo e as considerações sobre o mesmo. Posteriormente, os alunos foram liberados para os seus afazeres.

Aula do dia 13/10/2014

A presente aula foi dedicada aos compartilhamentos dos vídeos produzidos na disciplina de Novas Tecnologias. Assim, os alunos ficaram a vontade para apresentarem todos os materiais produzidos e desenvolvidos na disciplina antes citada. Com isso, o professor Cesar determinou o dia especifico para a apresentação destes materiais além de combinar os dias para as entregas do artigo a ser construído na presente disciplina.

Aula do dia 14/10/2014

Na presente aula houve a continuidade de apresentação dos vídeos produzidos na disciplina de Novas Tecnologias. Com isso, os alunos apresentaram de modo individual seus trabalhos e explanaram sobre a disciplina em questão. Posteriormente, os alunos prosseguiram com aula continuando a desenvolver os artigos que serão entregues ao professor da disciplina de Novas Tecnologias Cesar Sadalla. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário